Chácara Santa Rosa

A Ong Ramudá está sediada na microbacia do córrego Lazarini, precisamente na Chácara Santa Rosa, região urbana do município de São Carlos, próxima ao centro da cidade.
Neste espaço convivem produções de hortaliças, vídeos educativos e projetos, atividades sociais, administrativas e culturais da organização. A chácara é privilegiada com a presença de um olho d'água, afloramento do córrego Lazarini, e muita área verde.



A Ramudá procura estabelecer relações de respeito em sua ocupação, utilizando e divulgando tecnologias de minimização dos impactos ambientais. Assim, destacam-se no espaço elementos facilitadores, provocadores de curiosidade e geradores dos conteúdos de atividades de educação:  
  • Horta orgânica - Os alimentos são produzidos segundo orientações da horticultura orgânica, substituindo os defensivos e fertilizantes químicos por compostos orgânicos, rotação de culturas, e controle biológico de pragas e de doenças. Melhor para a saúde de quem cultiva e consome as verduras, melhor para o solo, água e todo o ecossistema local.
     
  • Composteira - Local de deposição dos resíduos orgânicos gerados no local, que a partir de processos bioquímicos são transformados em composto, gerando adubo para horta e jardim, e diminuindo a destinação de lixo para o aterro sanitário. 
  • Olho d'água - Pequeno afloramento do córrego Lazarini, que está em processo de revitalização, ao redor do qual a Ramudá está plantando mudas de árvores nativas para recompor a mata ciliar.
  • Banheiro Seco - Tecnologia que transforma as fezes em adubo orgânico, poupando água, rede de esgoto e gerando insumos para as árvores frutíferas.
     
  • Tratamento de águas cinzas - Caixas de separação de gordura e filtragem que tratam localmente a água da pia da cozinha, permitindo que esta seja dispensada na terra.
     
  • Sala Ione Takehara - Espaço para oficinas, ensaios e apresentações de teatro, música, cursos, seminários e encontros, palestras, práticas de ioga, terapias corporais, dança, sessões de cinema e vídeo.